domingo, 7 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO DIÁRIA DA PALAVRA DE DEUS

Data 07/08/2011 - Hoje a pregação foi baseada no livro de João 6: 22-71 e do livro de Salmos 1, foi feita pela pastora Sonia.

Salmos 1: 1-2

 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.


No dia seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho, a não ser aquele no qual os discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido sozinhos
(Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).
Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze.




Deus quer que as pessoas desenvolvam um tempo com Ele. A falta de conhecimento, tem feito o povo errar. Daniel desenvolveu uma disciplina para sua vida de meditar 3 vezes ao dia. Ir aos cultos e ouvir a pregação não é o suficiente, é necessário meditar mais. É necessário investir o tempo da nossa vida e aprender do Senhor.

Deus quer que desenvolvamos 3 tipos de relacionamentos:
1. Relacionamento com o próprio Deus;
2. Relacionamento com o próximo;
3. Relacionamento consigo mesmo.

1. RELACIONAMENTO COM DEUS
Jesus se preocupava com o relacionamento dos discípulos com ele, e continua preocupando nos dias de hoje. Quando ele morreu na cruz, Ele queria que o homem tivesse relacionamento primeiro com Deus. A palavra nos ensina que uma coisa é falar d'Ele, outra é ter relacionamento íntimo com Ele.
O louvor é falar, é citar os feitos do Senhor; estamos louvando pelo que Ele faz. Adorar é o mesmo que venerar. É declarar que Ele é, que Ele faz, que Ele é maravilhoso. Falar das coisas d'Ele é fácil, falar d'Ele é ter relacionamento com Ele. Estamos pobres de conhecimento bíblico. E a palavra diz que ela é viva, é eficaz, que produz vida em nós. Pensamos que orar sem cessar é difícil, mas Ele quer que desenvolvamos um relacionamento mais íntimo com Ele. A falta de conhecimento é que nos faz esfriar, que não deixa nosso coração arder. Sem desenvolver esse relacionamento, podemos até fazer de tudo, mas o coração não arderá.

2. RELACIONAMENTO COMIGO MESMO
Deus deixou que cada um cuidasse de si mesmo. Alguns cuidam bem, outros, não. A forma como cuidamos de nós, pode nos rejuvenescer, envelhecer ou manter a nossa aparência da idade real. Precisamos higienizar nosso corpo. Nós mesmos precisamos sentir a necessidade desse cuidado. Mas, não devemos cuidar apenas do corpo físico, cuidar do espiritual é algo essencial em nossa vida. Precisamos sempre renovar a nossa mente. Precisamos gostar de nós mesmos e ver a beleza de Deus em nós. A Bíblia nos dá vários conselhos acerca desse assunto. Veja um exemplo: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. (provérbios 15-13). Nós não somos qualquer um, o Senhor nos escolheu, Ele nos ama, somos eleitos pelo Senhor Jesus. Pense nas questões que seguem: Como você tem se tratado? Está abatido? desanimado? Eis a resposta: Jesus morreu na cruz para nos resgatar, para reconstruir. E a decisão de ser melhor, de ser tratado pelo Senhor é sua. 


3. Relacionamento com o próximo.
O amor, o cuidado com o próximo, às vezes está tão acabado, mas o Senhor quer tratar isso em nós. Devemos compartilhar nossas dificuldades com alguém, mas esse alguém deve ser um alguém que vai nos ajudar em oração, que realmente vai nos oferecer ajuda. Devemos nos atentar para isso, com quem eu estou compartilhando minhas dificuldades? Precisamos de pessoas que nos ajudem a levantar e não a cair.
Jesus morreu para nos levar em direção ao Pai. Precisamos ter temperança, ser equilibrados em todas as coisas. Exemplo: nossas amizades não devem ser exageradas. Antes de qualquer amigo, eu preciso ouvir Deus, pois Ele é o melhor amigo. Eu preciso ouvi-lo para que minha fé e salvação sejam mantidas. Jesus 
é o pão da vida. Os judeus não creram nisso, eles acharam que Jesus estava sendo petulante demais quando afirmou que Ele é o pão da vida. É hora de pensarmos: Eu quero a direção de Deus? Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6:68)
Pedro e os discípulos escolheram aceitar a palavra de Deus. Devemos continuar na direção que Deus está nos ensinando.. A salvação é individual. Vamos a Jesus, porque temos um relacionamento com Ele, e não porque os outros querem. É preciso conhecer a palavra para que o caráter seja formado em nós. Jesus trabalhava o caráter dos discípulos e quer trabalhar em nossas vidas também. 
O que nos faz ser íntegros é ter o coração quebrantado e voltar para Deus quando erramos. Devemos dizer: Jesus, eu preciso de Ti, preciso ouvir Sua voz, preciso ser resgatado. Precisamos buscar a integridade. O que nos torna segundo o coração de Deus? Senhor, eu não quero ouvir ninguém, só ao Senhor.Enfraquecemos porque paramos de comer esse Pão, paramos de beber do Sangue. Devemos nos render diante do Senhor. Devemos ter uma adoração só nossa e não fazer porque os outros fazem.
Se não tivermos em comunhão, não será gerado o homem espiritual em nós. Precisamos aprender a ser protegidos pelo Senhor para que o homem espiritual seja gerado. Só seremos chamados de íntegros se Jesus estiver em nós. Que direção devemos tomar? Jesus quer que tenhamos uma direção pessoalmente com Ele.


                                                                    Fique na paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário