domingo, 16 de outubro de 2011

DEUS QUER RESTAURAR NOSSOS SONHOS.

Culto 18/09/2011 - Leia Gênesis 37

Não podemos ter preferência com os filhos, eles podem ter ciúme, assim como os irmãos de José tiveram.
José contou o seu sonho e seus irmãos planejaram algo contra ele. A autoconfiança de José foi moldada pela dor e aliada do conhecimento de Deus. José enfrentou várias provas: foi vendido, distanciou-se da família.
Quando temos um sonho e é de Deus, precisamos enfrentar diversidades para alcançar vitória. 
A primeira prova de José  - ele foi traído e abandonado pelos irmãos. Por que ele foi levado para ser escravo?
Porque contou seus sonhos para pessoas que não estavam preparadas para ouvir. Houve ciúme, inveja dos irmãos. Para quem então, devemos contar nossos sonhos? Alguns sonhos devemos contar só para Jesus. Existem pessoas que tentam matar nossos sonhos com palavras, com flechas, com atitudes. O inimigo fica tentando descobrir nossos sonhos. Quando contamos para alguém, esse alguém pode nos desanimar. José era abençoado, tudo o que ele fazia era abençoado, assim, somos nós em Cristo.

E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Gênesis 39:2

A segunda prova - ele foi exposta à tentação sexual. Era jovem, bonito, formoso e a mulher, provavelmente era bonita, mas José tinha princípios, fidelidade. Potfar confiava nele e ele foi fiel ao seu senhor. Temos que ter cuidado com nossa vida íntima, coma a fidelidade com o Senhor. Quantos casamentos estão acabando por causa da intimidade? Precisamos  fugir das tentações.

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem
Gênesis 39:7-8

Terceira prova - punido por fazer a coisa certa (em relação à mulher). Na época, quem cometia adultério era morto. E ele foi para o cárcere pela misericórdia de Deus e nessa prisão, Deus estava com José.

Quarta prova - suportou um grande período no cárcere. Foram anos ali, trabalhando. Ele tinha dom de interpretação de sonhos. E ele foi esquecido por aquele a quem tinha ajudado, o copeiro. Quantas vezes temos ajudado as pessoas e somos esquecido? Mas Deus não se esquece de nós. José interpretou o sonho de Faraó e foi restituído governador dos egípcios e o seu sonho começou a se cumprir. Para isso, ele precisou: Ter confiança em Deus, ser fiel, ter caráter.

Princípios de Deus em nossa vida - conhecer a Palavra, ela nos ensina a viver nesse mundo. É preciso conhecer Deus na sua essência. José tinha tudo para ser revoltado, mas ele confiou, esperou. Deus honrou a vida de José. Ele soube administrar. O diabo tem tentado roubar os sonhos da igreja (lembrando que nós somos a igreja), a alegria, o vigor, tem tentado colocar desânimo, pessimismo, frieza, falta de fé. Nós não devemos nos conformar com isso. Ele tem tentado roubar o sonho do casamento, da profissão. A família tem  não tem te dado atenção, amigos que você confiava, te deixaram para trás. Sua vida financeira, seu ministério. Quando o diabo rouba sonhos, a igreja não caminha e almas vão para o inferno. Deus quer reverter o quadro da sua vida... Os sonhos de Lázaro também foram roubados, mas foram restituídos pelo Senhor. Cremos no Deus que restitui, que nos ajuda na angústia, que se ajoelha conosco quando estamos em oraçao, que pode resolver os seus problemas. Precisamos crer. Ele quer ressuscitar nossos sonhos... Não desista!!!! 
Relacionamentos precisam de diálogo, de joelho no chão, precisamos orar pelos nossos filhos. Deus nos quer por cabeça. Não somos NADA, sem Deus. Sem Ele, somos pó. Quem sabe nossos amigos, são amigos só para fofoquinhas? E  na hora da dificuldade, onde eles estão? Temos um amigo maravilhoso, que está conosco em todo tempo, JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário